quarta-feira, 13 de junho de 2012

Desafios...

Desafios...

Meu neto, uma criança extremamente gentil e perspicaz, cursava o 1º ano, aos 6 anos, não sabia ler, além da dificuldade de se sentar e permanecer na sala de aula.
Neguei quaisquer distúrbios de aprendizagem!
Propus a minha filha que os primeiros quinze dias das férias de junho/09 passássemos juntos, estudando. Fizemos um cartaz do alfabeto com hidrocor, as vogais foram circuladas de vermellho cada símbolo gráfico recebeu o desenho de um animal, um super-herói ou brinquedo, facilitando o aprendizado.
Procurei extrair o máximo com as ferramentas "ultrapassadas", que acreditei fazer a diferença com o Rô.
Começamos a brincadeira! Apresentei o som individual de cada letra, em seguida juntamos consoantes com as vogais, o som dessa união foi fundamental associado ao movimento da boca ao pronunciá-los.
O cartaz nos seguia no carro, no parquinho ou em qualquer outro lugar. Evidentemente foi exaustivo! Os primeiros dias pareciam sem resultados, contudo na segunda semana tudo fluiu com naturalidade.
O jogo da vez era formar palavras onde estívessemos, um dizia uma letra, o outro formava a sílaba, mais uma letra, mais outra e quem primeiro formasse a palavra ganhava um ponto. Bingo, Rodrigo ama desafios e adora ganhar!
A quinzena seguinte ele viajou levando o cartaz na bagagem...iniciou o 2º semestre lendo e escrevendo com letra bastão.
Hoje ele tem 9 anos, cursa o 4º ano e continuamos estudando juntos.
Após oito anos de busca e muitos neurologistas, seu diagnóstico é de Síndrome do Lóbulo Frontal.
Adora ler!!!
Ah, letra bastão! Outra prosa que contarei em breve, os desafios são constantes e permanentes.

Sandra Carvalho
pedagoga - avó de criança com necessidade especial


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