Artigo de convidado.
O Poder do
Professor
“Esse aluno é bom,
aquele não!"
Selar
o destino acadêmico do educando num primeiro olhar, é comprometer sua
aprendizagem, que termina sendo insucesso.
Para
aplicarem um teste de QI, os pesquisadores Robert Rosenthal e Lenore Jacobson,
escolheram ao acaso alguns alunos numa lista fornecida pelo educador com
indicação de “bem sucedidos” e “mal sucedidos”.
Ao
terminarem a pesquisa, após 8 meses concluíram que os alunos “bem sucedidos”
que foram descritos como “mais felizes, mais capazes, mais inteligentes, mais...”,
tinham progredido.
Os
“inoperantes” tiveram rendimento insatisfatório. Na lista eram descritos como: “desajustados,
desinteressados, desatenciosos, alheios, sem criatividade...”
Demonstrando
assim, que o “mestre” depois de fazer suas conjecturas, se incumbe por seu
comportamento na sala de aula, de fazer a “previsão” dos pesquisadores dar
certo.
(Adaptado
de artigo publicado na revista Nova Escola, nº 17, ano II, 1987)
Sandra
Carvalho
Pedagoga
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